segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Quinta, dia de Logun Edé e de Ossaim

Encerrando nosso Ciclo Orixás...
OSSAIM
Dia da semana: Quinta-feira
Cores: Verde e Branco
Saudação: Ewé Ó!
Elementos: Floresta e Plantas Selvagens (Terra)
Domínio: Medicina e Liturgia Através das Plantas
Instrumento: Haste ladeada por Sete Lanças com um Pássaro no Topo
Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há Orixá, elas são imprescindíveis aos rituais do Candomblé. Cada Orixá possui as suas próprias folhas, mas só Ossaim conhece os seus segredos, só ele sabe as palavras (ofó) que despertam o seu poder e a sua força. Ossaim desempenha uma função fundamental no Candomblé, visto que sem folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimónia se pode realizar, pois ele detém o axé que desperta o poder do ‘sangue’ verde das folhas. As folhas de Ossaim veiculam o axé oculto, pois o verde é uma das qualidades do preto. As folhas e as plantas constituem a emanação directa do poder da terra fertilizada pela chuva. O sangue das folhas é uma das forças mais poderosas, que traz em si o poder do que nasce e do que advém. É preciso esclarecer que o sangue (ejé) é um elemento essencial no Candomblé. São três os tipos de sangue: o vermelho, dos animais, do azeite-de-dendê (Óleo de Palma), do mel; o preto (verde), do sumo das folhas, e o branco, do sémen, do vinho de palma e da água. É sobre as folhas sagradas de Ossaim que repousará o Iaô (iniciado) na sua consagração ao Orixá. É com as folhas, que os animais consentem o sacrifício. Ossaim é portanto, a primeira consagração no Candomblé: primeira e constante, pois a folha faz parte do dia-a-dia dos praticantes do Candomblé; Ossaim é imprescindível à Religião, aos Orixás e aos Iniciados. Ossaim é o grande sacerdote das folhas, grande feiticeiro, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está a cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. A floresta é a casa de Ossaim, que divide com outros orixás do mato, como Ogum e Oxóssi, o seu território por excelência, onde as folhas crescem no seu estado puro, selvagem e sem a interferência do homem. Ossaim é um Orixá de grande fundamento, que possui uma só perna porque a árvore, base de todas as folhas, possui um só tronco. Ossaim é um Orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito próximo da fronteira com o antigo Daomé. Não faz parte, como muitos pensam, do panteão Jeje assimilado pelos Nagô, como Nana, Omulú, Oxumaré e Ewá. Ossaim é um deus originário da etnia Ioruba. Uma confusão latente refere-se ao sexo de Ossaim; é preciso esclarecer que se trata de um Orixá do sexo masculino. No entanto, como feiticeiro e estudioso das plantas, não teve tempo para relacionamentos amorosos. Sabe-se que foi parceiro de Iansã, mas o controverso relacionamento com Oxóssi, que ninguém pode afirmar se foi ou não amoroso, é o mais comentado.Na verdade, Ossaim e Oxóssi possuem inúmeras afinidades: ambos são Orixás do mesmo espaço – da floresta, do mato, das folhas – grandes feiticeiros e conhecedores dos segredos da mata e da Terra. Características dos filhos de Ossaim Os filhos de Ossaim são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que as suas simpatias ou antipatias interfiram nas suas opiniões sobre os outros. Controlam perfeitamente os seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais nas suas decisões. São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhes dizem respeito. Participam de poucas actividades sociais, preferindo o isolamento. Evitam falar sobre a sua vida, sobre o seu passado, preferem manter uma certa aura de mistério. Geralmente, não têm nada de mais a esconder, mas preferem manter a reserva. Pressa e ansiedade não fazem parte das suas características, pois são pessoas minuciosas e caprichosas no cumprimento das suas tarefas.Possuem gosto por actividades artesanais que exigem isolamento e paciência; não gostam de ter chefes nem subalternos, não se prendem a horários, apreciam a independência para fazer o que gostam, na hora que querem. São pessoas fascinadas com as regras e tradições e adoram questioná-las. Possuem um gosto exacerbado pela religiosidade.
Logun Edé

Dia da semana: Quinta-feira
Cores: Azul Turquesa e Amarelo Ouro
Saudação: Logun ô Akofá!
Elementos: Água (de Rios e Cachoeiras) e Terra (Floresta)
Domínios: Riqueza, Fartura e BelezaInstrumentos: Balança, Ofá (arco), Abebè (espelho) e Cavalo-Marinho

Logun Edé é o Orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e de Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Logun Edé reúne os domínios de Oxóssi e de Oxum, e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.
Apesar da sua história, é preciso esclarecer que Logun Edé não muda de sexo a cada seis meses, ele é um Orixá do sexo masculino. A sua dualidade dá-se a nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Oxum, e em outras, sério e solitário como Oxóssi. Logun Edé é um Orixá de contradições; nele os opostos alternam, é o deus da surpresa e do inesperado. Na Nigéria, a cidade de Logun Edé chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e prósperas de África, mas o seu culto na região está em via de extinção.
Na África negra, dizem que Logun Edé seria na verdade Ólòlún Ode – o guerreiro caçador - o maior entre todos os caçadores, pai de todos eles, inclusive de Oxóssi. Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos orixás no Brasil e em África. O Candomblé é um ‘resumo de toda a África mística. Muitos deuses que em África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos num único Orixá e divididos em diversas qualidades.Oxum Yéyé Ipondá e Odé Erinlé são, respectivamente, as qualidades de Oxum e Oxóssi que se consideram os pais de Logun Edé. No Candomblé, Oxóssi e Oxum são os pais de Logun Edé, um deus único que encontra na sua paternidade uma forma de existir e residir, pois o seu culto mantém-se até hoje e é cada vez mais crescente fora de África. Há também quem diga em África que Logun Edé é, na verdade, uma altiva versão masculina da própria Oxum.
A história revela que Oxóssi, feliz pelo filho vindouro, declarou a Oxum o seu amor e lhe pediu a posse do menino:-Oxum, por amor a você, quero que Logun Edé fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredos da floresta.Mas, Oxum também amava Logun Edé e por maior que fosse seu amor por Oxóssi ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:-Logun Edé viverá seis meses com a sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Oxóssi e será Oxum, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logun Edé: uma princesa na floresta e um caçador sobre as ondas!
Características dos filhos de Logun Edé
Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme e elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança. No entanto, há características de Logun Edé que não pertencem nem a Oxum nem a Oxóssi. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial.
A superficialidade é a marca dos filhos de Logun Edé, porque eles, ao contrário dos filhos de Oxóssi e de Oxum não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Oxum e de Oxóssi amenizam-se em Logun Edé, mas, em compensação, os defeitos exacerbam-se. Dessa forma, os filhos de Logun Edé são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.
Mas algo não se lhes pode negar: os filhos de Logun Edé são bonitos e possuem um olhar especial, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. O melhor não lhes fazer elogios na sua presença, a não ser que queira ver a sua imensa cauda de pavão abrir em leque. Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logun Edé tornam-se pessoas muito agradáveis. Os filhos de Logun Edé não andam! Pairam no ar!


Ainda do site: http://candomble.wordpress.com/











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